Um dos factos mais interessantes sobre o Castelo de Evoramonte é precisamente a sua forma invulgar e arquitectura única em Portugal. Não existe outro castelo com este desenho tão peculiar, o que o torna um exemplar raro e muito visitado por estudiosos e entusiastas do património.
Outro dado curioso prende-se com a Convenção de Evoramonte, assinada a 26 de Maio de 1834, que pôs fim à Guerra Civil Portuguesa entre liberais e absolutistas. Apesar da forte associação do evento ao castelo, o acordo foi na verdade assinado fora do castelo, numa casa na vila. Ainda assim, o castelo tornou-se o símbolo desse momento histórico decisivo, que ditou o exílio de D. Miguel I e consolidou o regime liberal em Portugal.
Por fim, importa referir que a transformação do castelo numa residência nobre da Casa de Bragança é também um exemplo raro em Portugal. Poucos castelos sofreram esta adaptação pacífica, tornando-se não apenas fortalezas, mas também símbolos de poder e estatuto social num tempo em que a função militar começava a perder importância.